Sangue
O sangue é constituído por uma porção líquida que constitui o plasma e uma parte sólida, as células sanguíneas (glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas sanguíneas).


CADA UMA DAS CÉLULAS TEM AS SEGUINTES CARACTERÍSTICAS:
As propriedades dos leucócitos funcionam da seguinte maneira:
Diapedese:
É a propriedade que todos os leucócitos têm de se poder deformar para atravessar as paredes dos capilares (compostas por apenas uma camada de células).
Fagocitose:
Propriedade do leucócito que ao detetar o corpo estranho, o envolve com os pseudópodes (falsos pés) e depois digere-o num vacúolo.
Produção de anticorpos:
Os linfócitos detectam os corpos estranhos, os agentes patogénicos, e produzem anticorpos que neutralizam os agentes, criando assim o complexo antigénnico.
A partir do momento que o organismo entra em contacto com o corpo estranho, os linfócitos produzem os anticorpos (leva um certo tempo até os linfócitos conseguirem produzir o anticorpo que neutralize o agente patogénico) e memorizam a informação desses anticorpos para uma próxima vez.
É por isso que é comum dizer-se que só se apanha uma doença uma vez!
Existe também a linfa:
A linfa é um líquido composto por plasma e algumas células sanguíneas e existe devido à impossibilidade de existir um capilar para cada célula. Esta transporta os nutrientes às células e circula quer em vasos linfáticos quer nos espaços entre as células, à volta dos tecidos.
-
Linfa Intersticial - Aquela que está espalhada á volta dos tecidos
-
Linfa Circulante - Aquela que está canalizada
A linfa é formada nos gânglios linfáticos, na medula vermelha dos ossos, no timo e no baço.